Mediate BC Blog

"What is Mediation?" in Portuguese - O que é mediação?

Posted by Maria.Silva

Mediação ou conciliação existe desde que os humanos começaram a falar, e a discordar uns dos outros. Basta um conflito surgir e, se ambas as partes estiverem em acordo, uma pessoa neutra pode entrar em cena e ajudar. Atualmente, a definição de mediação é um pouco mais específica, mas o princípio básico é o mesmo, ajudar duas ou mais partes em discordância a achar um meio termo em um determinado conflito.

O Processo de Mediação

Na mediação, um mediador facilitará uma conversa entre duas ou mais pessoas para ajudá-las a resolver uma disputa. Os mediadores são imparciais e não tomam decisões por você. Eles são treinados para estabelecer e manter um processo seguro, confidencial e comunicativo para ajudar os participantes a chegarem a um acordo por conta própria. O processo é informal e privado, tornando a mediação muito menos estressante que os processos judiciais. E sem nenhum tempo de julgamento prolongado, ou dispendioso, nesse sentido mediação significa economia de tempo e dinheiro.

Como começar

Normalmente, mediação pode ser dividida em quatro etapas listadas abaixo. Antes de começar a procurar um mediator, convém tambem procurar informação jurídica e estar preparado e informado sobre os seus direitos e responsabilidades em uma disputa.

  1. Busca. Encontre um mediador e pergunte se a mediação é adequada para você e seu conflito. Se a resposta for sim, discuta as suas necessidades e descubra como o processo será adaptado para voceê para o(s) outro(s) participante(s).
  2. Pré-mediação. Depois que ambas as partes concordarem em prosseguir, o mediador se reunirá com cada um separadamente em uma Sessão de Pré-Mediação para identificar os interesses e questões a serem discutidas, reunir informações relevantes e confirmar a adequação da mediação.
  3. Mediação. É aqui que a mediação real acontece. Pode ser presencial, em salas separadas, online ou por telefone. Normalmente, o mediador fará anotações para se preparar para o próximo passo.
  4. Documentação. O mediador ajudará a registrar todos os acordos da forma mais clara possível num Memorando de Entendimento (MOU) ou, se o mediador também estiver autorizado a praticar a lei, em um contrato legal (Separation Agreement, por exemplo) . O mediador pode então oferecer conselhos para as próximas etapas.

Mediate BC

Por ser uma profissão não regulamentada, em BC qualquer pessoa pode se dizer mediador e cobrar pelos seus serviços. O que significa que os mediadores inexperientes ou não qualificados podem prejudicar os clientes, prejudicar a reputação do processo de mediação ou, em alguns casos, levar a violações da lei (principalmente em casos de separação / divórcio). É por isso que o “Mediate BC” existe. Somos financiados pelo governo de BC para superar alguns desses desafio, além de educar e proteger ao público em geral.

Além de oferecer educação pública e conscientização para os processos alternativos de resolução de conflitos na província, gerenciamos e organizamos algumas listas (também conhecidas como Rosters) de mediadores qualificados que atenderam e mantiveram as exigencias do nosso processo de admissao e registro.

Outras Formas de Mediação

Shuttle Mediation - Quando você não pode falar diretamente com a outra pessoa, o mediador fala com cada um de vocês separadamente para tentar encontrar uma solução ou levar a conversa ao ponto em que você pode discutir diretamente os problemas. Normalmente, estará em salas separadas e o mediador alternará consigo.

Distance Mediation - quando não é possível encontrar um mediador na sua área ou se não é possível que você e a outra parte estejam no mesmo local, as sessões de mediação podem ser realizadas remotamente. Isso é feito usando serviços de teleconferência na web, como o Skype. A mediação à distância é comprovadamente uma maneira eficaz de resolver conflitos.

Beneficios da Mediação

1. A mediação é eficaz

Em 2016, a mediação resolveu problemas em mais de 90% das disputas familiares, no trabalho e civis em BC. Ao contrário do tribunal ou corte, a mediação é privada e confidencial. A discussão durante a mediação não pode ser utilizada durante um processo judicial e o acordo para mediar não é divulgado. Os mediadores são treinados para garantir que o diálogo seja o mais eficaz possível para garantir que soluções duradouras e de qualidade sejam alcançadas.

2. A mediação é acessível

A mediação é quase sempre significativamente menos cara do que ir a tribunal.

Custo de Mediação

O custo da mediação varia de acordo com a carga horária do mediador, número e complexidade dos problemas e outros custos, como viagens ou reservas de quartos. O custo total médio para os participantes de uma mediação familiar realizada em 2016 pelos nossos mediadores da lista foi de US $ 2.700 (dividido entre ambas as partes). Para mediações civis ou no local de trabalho, a média foi de US $ 1.700. Os mediadores definem suas próprias taxas e muitos oferecem sliding scale services ou outros serviços de baixo custo, dependendo da renda familiar. Os custos da mediação são normalmente divididos igualmente entre as partes envolvidas.

Custo do Tribunal

O custo médio de uma ação legal, incluindo um julgamento de dois dias em 2016, foi de US $ 18.700 para questões familiares e US $ 25.500 para ações civis. Esses custos geralmente não são divididos entre as partes.

3. Mediação é Oportuna

As disputas são quase sempre resolvidas mais rapidamente através da mediação do que ir a tribunal. A duração média de um processo de mediação civil ou familiar em 2016 foi de oito semanas. A duração média de um processo de mediação no local de trabalho em 2016 foi de seis semanas. As disputas podem ser resolvidas imediatamente, em vez de aguardar uma data no tribunal e há menos procedimentos e burocracia para navegar no seu processo.

4. Mediação é acessível

A mediação é informal e há menos entraves que o sistema judicial. Embora seja recomendável obter aconselhamento jurídico independente antecipadamente, nenhum conhecimento ou idioma especial é necessário. O papel do mediador é facilitar a conversa, e não dificultá-la.

Mediadores profissionais estão disponíveis em todas as partes da província. A mediação à distância também está disponível para situações em que estar na mesma sala juntos não é viável ou desejável.

Maria Silva faz parte das nossas listas de mediadores familiar e civil.

https://www.mediatebc.com/learn/what-is-mediation

Maria Silva, Burnaby Mediation Centre

 

 

About this Blog

Mediate BC tries to provide valuable information to inform the public about effective conflict resolution. This blog is one of the ways we're doing that. 

VIEW OTHER POSTS

 

Are you a conflict resolution practitioner?

We also have a Mediator Blog tailored to you. 

VIEW MEDIATOR BLOG

 

Disclaimer

The thoughts and opinions expressed here may change from time to time. We consider this a necessary consequence of having an open mind and a commitment to continued learning. As such, any thoughts and opinions expressed within out-of-date posts may not be the same, or even similar, to those held by contributors today.

Categories

Access to Justice

Posts related to: Access to Justice

Education

Posts related to: Education

Family

Posts related to: Families